fbpx

Hospital dia do Angelina Caron: um ano e mais de cinco mil cirurgias realizadas

O Hospital Dia do Hospital Angelina Caron completa seu primeiro ano de funcionamento com resultados expressivos e planos de ampliação do atendimento. A meta de ultrapassar as cinco mil cirurgias realizadas no período foi atingida. O que consolida o serviço como uma importante alternativa para procedimentos de média e baixa complexidade, com alta no mesmo dia, na Região Metropolitana de Curitiba.

Hospital Dia
Hospital Dia do Angelina Caron: procedimentos de média e baixa complexidade, com alta no mesmo dia

Para o superintendente assistencial do HAC, Rodrigo Theodoro Belila, isso representa um grande avanço no cuidado com a saúde da população dos municípios próximos. “Com o Hospital Dia, conseguimos ampliar, não apenas o volume total de cirurgias, mas também o tipo de cirurgias realizadas na modalidade”, diz.

O espaço começou com estrutura para a realização de cirurgias de catarata, correção de desvio de septo nasal, retirada de amígdalas, vasectomia, circuncisão, além de algumas técnicas oncológicas. Hoje já realiza também algumas cirurgias vasculares, que antes aconteciam apenas no serviço regular do Hospital.

Com isso, reforça Belila, foi possível melhorar o giro de leito para pacientes internados e priorizar, com internação, procedimentos de complexidade maior e que necessitam de mais recursos hospitalares. “Consequentemente, melhoramos a experiência dos pacientes, com um tempo de permanência menor na instituição”, completa.

Diferenciais do Hospital Dia

Segundo Belila, a modalidade agiliza o atendimento, sempre garantindo segurança e eficácia para todos os pacientes. “É uma alternativa intermediária, entre a internação e o atendimento ambulatorial. Seguindo todos os parâmetros de segurança estabelecidos, o formato é viável em hospitais que contam com tecnologia de ponta e um corpo clínico capacitado”, conta.

São realizadas por lá cirurgias de média e baixa complexidade, que permitem que os pacientes recebam alta no mesmo dia. O médico conta que o Hospital Dia atende pacientes particulares e de convênios – são 17 ao todo – e, também, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A modalidade de atendimento permite mais agilidade e segurança, com foco na eficiência. O ambiente separado das enfermarias e UTIs, reduz riscos de contaminação e infecções, que possam comprometer o tratamento. A definição do procedimento em regime de Hospital Dia é feita pelo próprio médico, que solicita o agendamento.

Estrutura e próximos passos

Ao todo, foram investidos R$ 2,7 milhões no espaço, valor que inclui a mão de obra, as instalações, o mobiliário e os equipamentos médicos. São quatro salas cirúrgicas exclusivas para procedimentos do Hospital Dia, além das 12 salas cirúrgicas já em funcionamento no HAC, totalizando 16 salas no complexo.

Para os próximos meses, de acordo com o superintendente, está previsto o investimento em tecnologias que também permitam que outros tipos de procedimentos cirúrgicos e que outras especialidades médicas utilizem o Hospital Dia.