fbpx

Autismo: entenda o Transtorno do Espectro Autista e faça o download de um material lúdico exclusivo

O mês de abril é o mês mundial de conscientização sobre o autismo, um transtorno neurológico que afeta a comunicação, o comportamento e as habilidades sociais das pessoas. E, para promover a informação e a aceitação do transtorno do espectro autista (TEA) em nossa sociedade, preparamos algumas dicas sobre o tema.

O TEA é um transtorno comum, mas ainda carregado de tabus. Embora não haja cura para o autismo, com apoio adequado, as pessoas com TEA podem levar vidas plenas e significativas.

O diagnóstico precoce é fundamental, pois pode ajudar a garantir que a pessoa com autismo receba o suporte e tratamento adequados. O diagnóstico geralmente é feito por um profissional de saúde, como um psiquiatra, psicólogo ou neurologista.

Embora o autismo seja um espectro e afete cada pessoa de maneira diferente, as terapias comuns incluem terapia comportamental, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Muitas pessoas com autismo também se beneficiam de programas educacionais que atendem às suas necessidades individuais específicas, de acordo com suas habilidades e dificuldades que necessitam de atenção e desenvolvimento.

Para facilitar essa aceitação e inclusão nos ambientes de convívio, preparamos um documento especial para os pais e responsáveis de pessoas diagnosticadas encaminharem ou entregarem aos profissionais que interagem com o autista.

Neste documento, é possível destacar gostos pessoais, formas de comunicação indicadas, habilidades e necessidades individuais, de forma lúdica, mas prática, como um currículo pessoal! Esse currículo é essencial para integrar a pessoa com TEA em novos ambientes.

Confira abaixo:

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD

 

A discriminação e a exclusão social ainda são comuns para as pessoas com autismo, por isso é importante lembrar que as pessoas com autismo são indivíduos valiosos e que a inclusão é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. Ao se educar e promover a conscientização sobre o autismo, podemos ajudar a construir comunidades mais inclusivas e acolhedoras para todos.

Então, junte-se à campanha de conscientização do autismo e vamos trabalhar juntos para promover a inclusão e o respeito pelas pessoas com TEA!