fbpx

Beijo transmite doenças? Conheça os vírus mais comuns

O beijo é um gesto de afeto, romance e carinho praticado em diversas culturas, há milhares de anos. E, há milhares de anos, ele é uma fonte de transmissão de doenças! Mesmo parecendo inofensivo, um simples beijo pode deixar consequências graves e colocar sua saúde em risco. Por isso, é importante conhecer os sintomas e adotar práticas seguras de prevenção.

O perigo não está somente nas infecções sexualmente transmissíveis. Você sabia que qualquer vírus que pode ser transmitido por contato próximo (como via respiratória e gotículas), também pode ser transmitido pelo beijo?

A infectologista Dra. Camila Ahrens Lopes preparou uma lista para que você conheça alguns dos mais comuns:

Mononucleose infecciosa
Causada pelo vírus Epstein-Barr, a mononucleose infecciosa é conhecida popularmente como a doença do beijo e pode despertar sintomas como fadiga, mal-estar, febre, dores no corpo, garganta e gânglios na região do pescoço por até um mês.

Em casos mais graves, dores intensas nas articulações, na barriga e o surgimento de manchas pelo corpo podem ser percebidos.

Vírus da Herpes
As herpes simples, tipo 1 e tipo 2, são infecções virais que podem resultar no aparecimento de feridas na região dos lábios e região genital após o contato com a saliva, principalmente através do beijo de pessoas infectadas.

Os principais sintomas de uma infecção por herpes são as lesões ao redor dos lábios com aparência avermelhada e a presença de pequenas bolhas amareladas que podem doer e formigar, febre, mal-estar, dores de garganta e gânglio no pescoço que duram cerca de 7 a 14 dias.

Outros vírus do grupo herpes – Herpes 5, 6 7 e 8 – também podem ser transmitidos por esta via.

Papilomavírus – HPV
O HPV pode causar lesões verrucosas benignas no epitélio oral e em outros epitélios, e alguns tipos oncogênicos estão implicados em cânceres cervicais, anogenitais e orofaríngeos.

Citomegalovírus – CMV
O Citomegalovírus é um vírus bastante prevalente e que em geral não causa maiores problemas. Porém, mesmo em pessoas sem problemas de saúde, quadros agudos de infecção pelo CMV (quadro que ocorre logo após o primeiro contato) podem ocorrer. Especialmente inflamação oral como estomatite por CMV ou simplesmente quadros febris sem origem identificada que se curam sozinhas (mesmo sem tratamento específico). A reativação dessa infecção nesses pacientes não é uma preocupação.

Já em pessoas com baixa imunidade o quadro agudo pode ser muito grave assim como reativações e podem ocorrer em qualquer parte do corpo.

Catapora
Varicela são outros nomes conhecidos para a catapora, condição altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster e transmitida pelo contato com a saliva ou lesões de pele de uma pessoa infectada.

Além das lesões de pele que surgem pelo corpo inteiro, pessoas infectadas pela catapora podem apresentar dores no corpo, cansaço e febre baixa que perduram por 10 dias.

Caxumba
A caxumba é infecção viral causada pelo Paramyxovirus pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva e leva à inflamação das glândulas salivares e sublinguais. Pessoas com a condição podem apresentar inchaço e dor na região do maxilar, febre alta, dores de cabeça, ao mastigar e engolir, fraqueza e perda de apetite.

Rubéola
O vírus da Rubéola causa infecção principalmente em crianças que podem não apresentar sintomas ou desenvolver erupção cutânea, febre e, ocasionalmente, outros sintomas ou sinais, incluindo linfadenopatia e púrpura palatina.

A infecção pela Rubéola em gestantes pode resultar em problemas no feto ou mesmo na perda fetal

Candidíase
Popularmente conhecida como sapinho, a candidíase oral é uma infecção fúngica que pode ser transmitida pelo beijo e acomete principalmente pessoas com baixa imunidade. Ela não necessariamente precisa ser transmitida pois este fungo já existe em nosso corpo e normalmente nossa imunidade não permite que ele cause doenças. Mas em caso de baixa imunidade este fungo pode causar infecções não apenas na boca como em várias outras partes do corpo, mesmo sem que tenhamos contato com alguém doente.

O aparecimento de lesões avermelhadas ou esbranquiçadas na língua que duram cerca de 5 dias são os principais sintomas da condição.

Sífilis
Conhecida por ser uma infecção sexualmente transmissível, a sífilis também pode ser transmitida através da saliva em pessoas que possuem pequenas feridas na boca. O principal sintoma da doença é o surgimento de lesões na boca, que se não tratadas adequadamente podem evoluir para doenças crônicas.

Vírus respiratórios
Influenza (gripe), ParaInfluenza, Rinovírus (resfriado comum), Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Coronavírus (Covid-19, Síndrome Respiratória do Leste – MERS, Síndrome Respiratória Aguda Grave – SARS ), Metapneumovírus, Parvovírus B19, etc!

Apesar de serem vírus de grande circulação, especialmente nos períodos mais frios do ano, uma pessoa pode se infectar com qualquer vírus respiratório durante um simples beijo em qualquer época do ano.

Conheça também alguns vírus que não presentes no Brasil, mas são transmitidos pelo beijo:
Nipah virus (Morcego frugívoro da Malásia e Singapura – causador de meningites e meningoencefalites)
Ebola (África)

Tem algum sintoma e precisa de um especialista? Ligue para (41) 3679-8100 e agende uma consulta!