fbpx

Entenda como funciona o atendimento pelo SUS

O Hospital Angelina Caron realiza a cada ano 420 mil atendimentos de pacientes, dos quais 93% são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles vêm de todos os lugares do Brasil, principalmente para realizar tratamentos de alta complexidade, como grandes cirurgias e transplantes de órgãos.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como proceder para realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos através do SUS no Hospital Angelina Caron. Por isso fizemos esse passo-a-passo, que é diferente conforme a região do país em que o paciente reside.

Para residentes no Paraná

Em primeiro lugar, é necessário procurar uma Unidade de Saúde (US) no município em que o paciente reside. Após atendimento nesta unidade, se for necessária uma consulta com um especialista, a própria unidade, junto com a Secretaria de Saúde do município, vai encaminhar e agendar a consulta no hospital mais próximo à localidade de residência do paciente ou que possua data e horário disponível.

O paciente pode manifestar preferência pelo Hospital Angelina Caron ao profissional que realizar o atendimento na US. Porém, o agendamento dependerá da oferta da especialidade pelo hospital e da disponibilidade de datas. A própria Secretaria de Saúde do município possui todas essas informações e somente ela pode realizar o agendamento.

Para residentes em outros estados

Moradores de outros estados devem procurar a Secretaria de Saúde de seu município de origem para que, junto à Regional de Saúde, entrem em contato com a Central Nacional de Regulação da Alta Complexidade (CNRAC) do estado para solicitar o encaminhamento ao Hospital Angelina Caron. A CNRAC fará uma busca dos serviços credenciados dentro do estado para, posteriormente, fornecer ou não o encaminhamento — essa liberação depende de haver ou não possibilidade de realizar o procedimento no próprio estado em que o paciente reside.