fbpx

Mês da Mulher – Como a cirurgia minimamente invasiva está revolucionando o tratamento da endometriose

No Mês da Mulher, conheça mais sobre um dos avanços da medicina para a saúde da mulher como o tratamento da endometriose por meio da cirurgia minimamente invasiva. Esta condição, que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo, tem sido um desafio tanto no diagnóstico quanto no tratamento. A endometriose ocorre quando um tecido semelhante ao revestimento interno do útero cresce fora dele, causando dor e inflamação que se intensificam a cada ciclo menstrual. Nos casos mais graves, pode levar a cicatrizes que resultam em infertilidade e comprometem órgãos como intestino, bexiga e apêndice.

A Dra. Audrey Tsunoda, renomada especialista em ginecologia e integrante da equipe médica do Hospital Angelina Caron, destaca as diferenças entre os métodos cirúrgicos disponíveis no Brasil. “Tradicionalmente, o tratamento envolve opções medicamentosas e cirurgias invasivas, que, apesar de eficazes, muitas vezes resultam em longos períodos de recuperação e maiores riscos de complicações. No entanto, a cirurgia minimamente invasiva está revolucionando o tratamento da endometriose. Com técnicas avançadas como a laparoscopia e a cirurgia robótica, é possível realizar procedimentos com maior precisão e sem grandes cicatrizes, promovendo uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.”

Portanto, a inovação da cirurgia minimamente invasiva para a endometriose é de extrema importância para a saúde da mulher. “A cirurgia minimamente invasiva tem sido um divisor de águas para as nossas pacientes. Com essas tecnologias, podemos realizar uma avaliação mais precisa, pois as lentes de alta definição ampliam as imagens e os instrumentos mais delicados permitem movimentos mais precisos e menos agressivos. É possível preservar nervos e outras estruturas importantes enquanto removemos de forma altamente eficaz e segura os focos de endometriose.”

“No HAC temos um ambulatório dedicado exclusivamente para as cirurgias minimamente invasivas. A cirurgia combinada com uma estrutura e equipamentos modernos transformaram o tratamento da endometriose, oferecendo às mulheres uma melhor qualidade de vida com menos tempo de recuperação. Isso não só melhora os sintomas da endometriose, mas também aumenta as chances de fertilidade para muitas de nossas pacientes. Essa mudança no tratamento reflete um avanço significativo na medicina reprodutiva e no manejo da dor para mulheres afetadas por essa condição.”

Embora a cirurgia minimamente invasiva não seja uma solução para todas, oferece esperança para muitas mulheres, especialmente àquelas que buscam alívio da dor e melhora na fertilidade.

 

Otimismo e empoderamento

 

A médica também enfatiza o impacto emocional e psicológico da endometriose e como a cirurgia minimamente invasiva pode ajudar. “Além dos benefícios físicos, a recuperação rápida e eficaz pode melhorar significativamente a saúde mental das mulheres. Muitas de nossas pacientes relatam sentir-se mais otimistas e empoderadas após o tratamento”.

 

Agende sua consulta pelo telefone (41) 3679.8100.