Mudanças de hábitos para o verão


O verão chegou e com ele aumentam as temperaturas e os dias ficam mais longos. Os cuidados com a saúde devem ser redobrados em comparação às demais estações. Especialistas do Hospital Angelina Caron orientam para a adotação de hábitos, tais como beber uma quantidade maior de líquido para combater a desidratação. É importante destacar que não se deve beber água somente quando já se está com sede, pois a sede é o primeiro sinal de que o organismo iniciou o processo de desidratação.

É preciso também priorizar o consumo de alimentos leves e frescos, especialmente frutas e legumes, porque eles são ricos em água, vitaminas e minerais, e são utilizados também para hidratar. Com o calor, a digestão fica lenta, pois há a diminuição do metabolismo basal que é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso, uma vez que o organismo se esforça bastante para manter a temperatura interna do corpo.

É aconselhável diminuir o consumo do sal e evitar gorduras e, quando possível escolher queijos e cortes magros de carne. Os alimentos básicos, como cereais, laticínios, carne e óleos não devem ser eliminados da dieta. Cada uma delas fornece um componente essencial para uma boa nutrição, tanto cálcio, ferro, ou proteínas. Atenção especial à comida de rua, pois a temperatura alta propicia a proliferação de bactérias e uma infecção alimentar poderia atrapalhar sua diversão.

Finalmente, paralela a uma boa hidratação e a ingestão de alimentos saudáveis, o verão convida à prática de esportes ao ar livre. Cuidado especial com a exposição consciente e moderada ao sol. Não podemos esquecer que ao frequentar piscinas o cuidado precisa ser redobrado, pois o risco de infecção por bactérias aumenta e o de contaminação por fungos que provocam a micose, por exemplo, também.

O Hospital Angelina Caron deseja a você um ótimo verão. Use nossas dicas para aproveitar esse verão ao máximo.