fbpx

Traumas provocados por acidente de trânsito, você pode evita-lo

Acidentes-de-Trânsito

O trauma provocado por acidentes de trânsito estará em destaque, a partir desta semana, quando uma intensa mobilização envolverá diversos agentes, entre o BPtran, governos e a iniciativa privada. Vale lembrar que o trauma não é fatalidade, não faz parte do destino de ninguém, não é “coisa feita”. Portanto, o trauma tem causas claras, de conhecimento de todos nós. Sempre cabe o alerta: se beber, não dirija; respeite o limite de velocidade; use o cinto de segurança; transporte o seu filho adequadamente. Só com essas práticas será possível impedir que você engrosse uma estatística que assume a gravidade de uma epidemia.

O Dr. Arnaldo Dias dos Reis, chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Angelina Caron, diz que, mesmo com todos os riscos envolvidos em um acidente, muito se pode fazer para salvar politraumatizados vítimas de uma ocorrência. Para isto, pessoal capacitado e estrutura adequada são essenciais, de acordo com o médico. Neste aspecto, o Hospital Angelina Caron equipara-se com os principais centros do país, segundo ele.

O Angelina Caron é um dos poucos centros do estado que conta com heliponto, atende integralmente pelo sistema público e que conta com um programa de referência de acompanhamento ao sequelado. O objetivo é, na medida do possível, criar condições para que a vítima grave de traumas tenha vida digna após a alta do hospital, destaca o médico.