fbpx

Dezembro Laranja: saiba como prevenir o câncer de pele

Há cinco anos a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), criou a campanha Dezembro Laranja, que busca alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento do câncer de pele no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.

Como prevenir

A SBD recomenda a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar exposição ao sol nos horários de maior incidência solar (das 10h às 16h), utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo. Também é importante preferir locais com sombra, além de manter uma boa hidratação corporal.

Ao se expor ao sol, o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30 é imprescindível, lembrando que o produto deve ser reaplicado na pele em intervalos de duas a três horas e sempre após longos períodos de imersão na água.

Veja o vídeo que a SBZ produziu para a campanha de 2018:

Como detectar

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas e outras lesões benignas. Somente o exame clínico feito por um médico especializado ou a biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos sintomas: lesões na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangram facilmente, pintas pretas ou castanhas que mudam de cor, tamanho e textura, irregulares nas bordas devem ser examinadas.