Com robô Da Vinci, HAC traz tecnologia ao centro cirúrgico e ganha visibilidade no Paraná
Localizado na Região Metropolitana de Curitiba, o Hospital Angelina Caron (HAC), vem ganhando visibilidade com a cirurgia robótica no Paraná. Recentemente, a instituição investiu R$ 14 milhões na aquisição do robô cirúrgico Da Vinci X, uma das tecnologias mais avançadas disponíveis para procedimentos minimamente invasivos.
Leia também:
– Cirurgia robótica é o futuro da medicina no HAC
– HAC adquire robô cirúrgico, equipamento que representa o futuro da medicina
Além de cuidar dos pacientes com maior eficiência, o hospital busca capacitar profissionais. Para isso, adquiriu também um simulador e promoverá cursos de certificação em cirurgia robótica. O objetivo, no entanto, não é parar por aí, mas chegar ainda mais longe, transformando a instituição em um centro de excelência e inovação médica.
“Os cursos terão, pelo menos, 20 horas de treinamento em simuladores com a representação virtual do robô para a prática dos movimentos necessários em diversos procedimentos, além de um intensivo de alguns dias em São Paulo”, explica Dr. João Eduardo Nicoluzzi, coordenador de transplantes do HAC.
Vantagens do robô Da Vinci
Ao longo dos últimos meses, desde a implementação do sistema, o HAC já realizou procedimentos para diferentes especialidades, como urologia, ginecologia, oncologia e cirurgia bariátrica. A popularidade não é por acaso. Afinal, o robô Da Vinci X oferece benefícios significativos, incluindo incisões menores, maior precisão nos movimentos e recuperação pós-operatória mais rápida para os pacientes.
O equipamento conta com quatro braços robóticos articulados, controlados pelo cirurgião, que fica à frente de um console. Além disso, outras vantagens são a visão em 3D de estruturas internas e o zoom de até 15 vezes em relação às imagens das cirurgias por vídeo. Por meio dessas tecnologias, o médico tem mais controle, bem como consegue realizar movimentos mais amplos e precisos do que as mãos humanas.
Essa precisão, somada às pequenas incisões necessárias para a realização das cirurgias, faz com que os pacientes corram menos riscos e tenham seu período de recuperação mais rápido e com menos dor. “Vemos muitos avanços com o uso do robô em cirurgias bariátricas e urológicas, principalmente. Nas cirurgias oncológicas, em muitos casos também, porque uma visão melhor proporciona uma limpeza mais apropriada das áreas afetadas pelas células malignas”, comenta Nicoluzzi.
A cirurgia robótica apresenta muitas vantagens. Se você vai passar por um procedimento cirúrgico, converse com seu médico sobre essa abordagem e agende sua operação no Hospital Angelina Caron.