Cuidados pós-operatórios: entenda mais sobre a recuperação após uma cirurgia bariátrica
Pedro Henrique Lambach Caron, cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo, dá dicas e esclarece as mudanças que precisam ser feitas a curto, médio e longo prazo
Em busca de mais qualidade de vida, muitas pessoas procuram formas de mudar hábitos, o próprio peso e a saúde em si. No caso de pessoas com obesidade, que atendem aos requisitos relacionados ao Índice de Massa Corporal (IMC) e a comorbidades, a cirurgia bariátrica é um caminho que possibilita essa transformação quando o tratamento físico não tem os efeitos desejados e quando o quadro traz prejuízos adicionais à saúde.
No Hospital Angelina Caron (HAC), instituição referência na realização do procedimento e considerada um centro de excelência em cirurgia bariátrica pelo Surgical Review Corporation (SRC), o paciente conta com um atendimento minucioso no período pós-cirúrgico. Tanto na fase de internação quanto no direcionamento e acompanhamento da recuperação em casa, os profissionais da saúde são especializados no tratamento.
De acordo com Pedro Henrique Lambach Caron (CRM 28113), cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo no HAC, a recuperação de uma cirurgia bariátrica é muito próxima à de outras cirurgias por vídeo, já que a maioria dos procedimentos realizados no hospital são por videolaparoscopia. “A dieta é uma particularidade desse tipo de cirurgia. Nos primeiros 15 dias, a dieta é líquida e restrita. Nos próximos 15 dias, a dieta é pastosa. Já com 30 dias de cirurgia, o paciente entra em contato com a nutricionista para progredir a dieta”, detalha o médico.
Além dos cuidados com a alimentação, muitos hábitos precisam ser mudados para que o procedimento tenha o efeito desejado e para que a recuperação aconteça da forma ideal. O especialista ressalta as caminhadas diárias, o uso de meias elásticas, a fisioterapia respiratória e os cuidados com a ferida operatória como pontos obrigatórios para o período pós-cirúrgico. Os medicamentos, por sua vez, também são indispensáveis.
“O paciente precisará fazer uso de medicações, como remédios para dor, enjoo, protetor gástrico, para os gases, vitaminas e medicamentos contra trombose”, explica. Entre eles, as vitaminas são parte essencial do tratamento, já que oferecem a suplementação necessária para repor vitaminas e minerais que são absorvidos em menor quantidade devido às alterações anatômicas geradas pela cirurgia, como a redução do estômago e o desvio no intestino.
Caron cita a vitamina de A a Z, que é um polivitamínico, como um exemplo de suplementação que deve ser feita pelo resto da vida da pessoa operada. “Outras vitaminas que o paciente terá que tomar são a vitamina B12, vitaminas do complexo B. Muito provavelmente, ele terá que fazer reposição de vitamina D e, em alguns casos, também são necessárias as reposições de ferro e cálcio”, diz.
Já após o período pós-cirúrgico, os cuidados devem se manter. Ao realizar uma cirurgia bariátrica, é imprescindível que o paciente mude também alguns hábitos para conquistar uma mudança real em sua vida. Uma alimentação equilibrada, a prática constante de exercícios físicos são a base para atingir os resultados esperados. Todos esses passos, no entanto, devem ser associados ao acompanhamento de especialistas a longo prazo, como os médicos, nutricionistas e psicólogos.
“A cirurgia não transforma a vida do paciente apenas pela perda de peso, mas é algo que vai trazer mais saúde, pois ajudará a melhorar comorbidades e, também, trará mais qualidade de vida. Inclusive, pacientes que têm depressão têm indicação para realizar a cirurgia bariátrica quando possuem o IMC necessário, pois a cirurgia inclusive ajuda na melhora da depressão”, finaliza Caron.
Agende sua consulta através do (41) 3679.8100