fbpx

HAC completa 40 anos e reforça compromisso com a inovação e tecnologia no futuro da saúde

Em maio de 2023, o Hospital Angelina Caron, centro médico-hospitalar de referência no Brasil que possui a missão de atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral, completa 40 anos e a celebração desse marco acontece durante todo o ano com ações para pacientes, colaboradores, médicos, parceiros e a comunidade da região atendida pelo hospital.

Fundado pelos irmãos Marco e Pedro Caron, médicos que sonhavam em oferecer assistência de saúde de qualidade para a Região Metropolitana de Curitiba, o hospital nasceu como maternidade e, ao longo de quatro décadas, se expandiu e foi pioneiro em diversas áreas, como transplantes, cirurgia cardíaca, tratamento oncológico e desenvolvimento de pesquisas  clínicas. Atualmente, o HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano e possui uma equipe com mais de 2 mil profissionais, alguns presentes desde a fundação.

“O Hospital Angelina Caron foi um sonho e, como todo sonho, começou de uma forma simples, com uma pequena estrutura, apoio de amigos e resiliência. E alguns profissionais que estiveram conosco nos primeiros dias ainda estão no hospital. Um exemplo de parceria e comprometimento. Todos os dias fazemos o nosso melhor e, mesmo com as adversidades, estamos entre as maiores instituições de saúde do Brasil. Sinto muito orgulho de tudo que construímos juntos, de ter ajudado tantas pessoas nesses 40 anos”, reflete Dr. Marco Caron.

As comemorações do aniversário homenageiam o passado do hospital e sinalizam o compromisso com o futuro, com iniciativas como o plantio de mudas de árvores nativas da região na enorme área verde do hospital. Uma das mudas foi plantada pelos médicos da segunda geração da família, que atuam no HAC. Outra, pela terceira geração, as crianças da família. Enquanto as demais foram apadrinhadas por diversos médicos e setores do hospital, que também assumiram a missão de trabalhar pela sustentabilidade e a responsabilidade social do hospital, contribuindo para um mundo mais sustentável e saudável.

Além disso, o Hospital Angelina Caron planeja realizar ao longo do ano Feiras Gastronômicas, Blitz de Saúde em diversos municípios, Campanha do Agasalho com arrecadação de mantimentos para comunidades e projetos sociais, corridas de rua e muitas outras ações com foco em prevenção e manutenção da saúde.

Os investimentos constantes em tecnologia, para aprimorar o diagnóstico precoce, a prevenção e o tratamento de doenças de alta complexidade são parte da realidade do HAC e, mais do que nunca, estão sendo intensificados para acompanhar o desenvolvimento tecnológico exponencial da área de saúde. O HAC trabalha com o conceito de filantropia de performance para incentivar os repasses voluntários de recursos privados feitos por empresas e/ou pessoas físicas para seus projetos que impactam milhares vidas ao longo do ano. Uma estratégia que garante, mesmo em períodos de crise financeira ou sanitária, a atualização de seu parque tecnológico.

Em 2023, o intuito é seguir na atualização tecnológica, mas também promover o desenvolvimento pessoal e profissional de colaboradores e médicos através da realização de programas de ensino e atualização e da aquisição de novas ferramentas de aprendizado e trabalho.

Como amostra desse investimento, o HAC se destaca como primeiro hospital do Brasil a adotar dois dos mais exigentes protocolos internacionais para planejamento de cuidados de saúde.  O Care Planning, com foco em planos de cuidados, e o Order Sets, com foco em prescrição médica, são desenvolvidos pela Elsevier e integrados ao Sistema Tasy. Ambos buscam melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes, para aprimorar a eficiência da equipe médica e de enfermagem,

“O Care Planning é um sistema baseado em evidências científicas que contribuem para que as equipes multidisciplinares criem planos personalizados de cuidados para cada paciente. E, com o uso da plataforma, os profissionais de saúde terão acesso às melhores práticas de atendimento, às informações certas no momento certo, integrando o histórico do paciente e suas condições médicas atuais”, ressalta Dr. Rodrigo Belila, superintendente assistencial do Hospital Angelina Caron.

Na prática, o sistema chega à rotina da equipe como uma grande mudança de cultura e indicativo de maturidade profissional. “Sem dúvida, é um cenário desafiador integrar novas tecnologias a um hospital, contando com o engajamento e envolvimento da equipe assistencial, mas nossa experiência foi rica e positiva, com um impacto na cultura organizacional, nos processos internos e nos indicadores hospitalares”, pontua Bruno Capobianchi, Diretor de Tecnologia da Informação do HAC.

O Care Planning Elsevier já é utilizado por milhares de hospitais em todo o mundo, incluindo grandes instituições de renome como Imperial College (Inglaterra), Baptist Health (Estados Unidos), EHS (Emirados Árabes Unidos) e Fundación Valle del Lili (Colômbia).

Os benefícios e desafios dessa implantação no HAC serão levados à Feira Hospitalar, a maior feira de serviços de saúde da América Latina, em 24 de maio, com o Painel da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS):

Case Hospital Angelina Caron – integração de protocolos ao prontuário eletrônico.

Local: Auditório do mezanino – sala 208A

Data: 24/05/2023

Horário: 9h às 10h15.

Para fazer o credenciamento gratuito, clique aqui!

Palestrantes:

Dr. Rodrigo Belila, Superintendente Assistencial Hospital Angelina Caron

Bruno Capobianchi, Diretor de Tecnologia da Informação Hospital Angelina Caron

Marcelle Bronzoni, Gerente de Vendas de Produtos Elsevier

Dr. Eli Szwarc, Informatics Medical Leader Latam Philips

Claudio Giulliano, CEO Folks