fbpx

Artistas com obras internacionais colorem pediatria do Hospital Angelina Caron


As crianças da pediatria do Hospital Angelina Caron (HAC), localizado na cidade de Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba (PR), receberam uma visita especial nestes últimos dias. Artistas com obras no Brasil e no exterior transformaram as paredes da ala pediátrica em arte. O trabalho artístico objetiva alegrar o ambiente de recuperação das crianças. Como cuidado com os pequenos pacientes, o hospital adotou algumas medidas de segurança como a transferência para outra ala enquanto o trabalho era realizado.

São cerca de 360 m² de paredes do hospital que ganharam novas cores e vida com pinturas infantis, alegres e coloridas. Os artistas do Mucha Tinta criaram painéis com temas especiais para as crianças, que proporcionam as sensações de amplitude, liberdade e superação – melhorando assim a autoestima e o tempo de recuperação.

De acordo com a médica Sandra Melek, responsável pela Pediatria do HAC, a iniciativa contribui para tornar a permanência hospitalar das crianças uma experiência mais lúdica e alegre. “É comprovado que associar a arte aos tratamentos tradicionais ajuda a criança a enfrentar o período enfermo e contribui para a estabilidade emocional”.

A campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) arrecadou R$ 13 mil e envolveu 47 benfeitores. “Utilizamos os recursos de maneira inteligente e aperfeiçoamos a sua distribuição. Queremos ver os pacientes felizes e a pintura irá contribuir com o tratamento. Além de tornar a permanência no hospital mais agradável”, explica Sandra Melek.

A ação do hospital filantrópico contou com os artistas Ramon Martins, Rimon Guimarães, Tom Mais Amor e Zeh Palito e curadoria da Mucha Tinta, produtora de arte independente que conta com uma rede de criativos para realizar atividades de arte e arte-educação.

Clique e confira as fotos e o vídeo!