fbpx

21/03: Dia internacional da Síndrome de Down

Sindrome-de-down
Dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Mas, afinal, por que comemorar uma síndrome?! A finalidade é dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito. Existe uma insistência ou falta de informação correta, que leva muita gente a acreditar que a Síndrome de Down é uma doença e que a diferença é um problema a ser superado.

A data escolhida para celebrar esse dia, 21/03, é curiosa, pois a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). Foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down. Por isso a relação com a palavra “Down”, que não deve ser associado a algo negativo. De lá para cá já se passaram 155 anos e ainda estamos em situação muito distante da ideal, principalmente em relação ao preconceito.

No entanto, cabe comemorar os muitos avanços conquistados como a lei que obrigada a inclusão de crianças com qualquer tipo de dificuldade de aprendizado em escola regular. Está mais do que na hora de aprendermos a lidar com aqueles que erroneamente chamamos de “diferentes”. Afinal, 17 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência física, sensorial ou mental e de cada 700 bebês que nascem um tem Síndrome de Down.