fbpx

Novembro Azul: mês de promoção à saúde do homem

Novembro Azul: mês de promoção à saúde do homem

Chegamos ao mês de novembro. E, após intensa campanha do Outubro Rosa, direcionado às mulheres no combate ao câncer de mama, o Novembro Azul vem para alertar os homens no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames periódicos e diagnóstico precoce. O Angelina Caron, como sempre, apoia esta causa.

A campanha é mundial e traz com ela a iluminação azul em pontos turísticos e a participação de celebridades e instituições de saúde, reforçando para a prevenção com um cuidado maior à saúde masculina.

A iniciativa já faz parte do calendário nacional de prevenções com foco no câncer de próstata, considerado o que mais afeta a população masculina no Brasil, depois do câncer de pele.

A doença é grave, mas com o diagnóstico precoce, 90% dos casos podem ser curados com novos avanços em Medicina. No entanto, o desafio está em vencer o preconceito do homem em fazer o exame de toque retal que, além do câncer, é importante para diagnosticar outras doenças.

Os sintomas não são percebidos e o câncer de próstata evolui lentamente, quando descoberto em estágio avançado dificulta o tratamento. Por isso, recomenda-se o exame anual, a partir dos 50 anos. Pacientes com histórico familiar da doença devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade.