fbpx

Outubro Rosa: vamos falar sobre câncer de mama?

Todos os anos, o mês de outubro traz consigo um importante lembrete: o câncer de mama afeta milhares de mulheres anualmente. Porém, ao contrário de outras campanhas, o Outubro Rosa não tem como objetivo principal a prevenção, mas, sim, informar que, segundo especialistas, quando identificada e tratada em fase inicial, a doença pode chegar a 95% de chances de cura.

Leia também:
– Mês da Mulher: como a cirurgia minimamente invasiva está revolucionando o tratamento da endometriose 

Por isso, neste mês, nos unimos a esse movimento para, junto com nossos especialistas, promover a conscientização da população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Mas, na prática, de que forma as informações corretas podem fazer a diferença na saúde das mulheres?

Três mãos femininas segurando laços símbolos do outubro rosa
O Outubro Rosa é muito importante para aumentar a adesão das mulheres na realização da  mamografia

Apenas no Brasil, 74 mil novos casos são previstos por ano até 2025, de acordo com a “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, publicação do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama é o que mais acomete mulheres. Por isso, dos 40 aos 69 anos, é indispensável que os cuidados com a saúde sejam redobrados.

Nossa médica ginecologista e chefe do Serviço de Cirurgia Minimamente Invasiva Ginecológica, Audrey Tsunoda, alerta que nessa faixa etária todas as mulheres devem realizar o exame de mamografia regularmente. No início, com frequência anual e, apenas se os exames tiverem resultados absolutamente normais, aumentar o intervalo de acordo com a orientação de um médico especialista.

A importância da conscientização sobre o câncer de mama 

Hoje em dia, as informações sobre o câncer de mama são de fácil acesso em diversas plataformas on-line. Já parou para pensar sobre o que você sabe a respeito dos fatores de risco e dos sinais de alerta? Muitas vezes, a falta de conhecimento pode ser uma barreira para a detecção precoce. Por isso, estar informado auxilia na identificação de qualquer mudança corporal e contribui para um tratamento mais efetivo.

“Vários estudos demonstram que a campanha do Outubro Rosa é muito importante para aumentar a adesão das mulheres na realização do exame de mamografia anualmente. Estima-se que de 20% a 30% do aumento aconteça durante o mês de outubro. Isso quer dizer que falar sobre o assunto ajuda a lembrar a mulher e a todas as pessoas ao seu redor de que é importante realizar regularmente seus exames”, conta Audrey.

Com muitos fatores físicos e psicológicos envolvidos, a conscientização sobre o tema não é apenas sobre o câncer em si, mas também sobre o poder que a mulher tem em suas mãos. Isso porque o autoconhecimento sobre o formato e a textura das mamas permite que a própria paciente identifique pontos de atenção fora da normalidade. No entanto, a médica reforça que o autoexame não substitui a mamografia regular, já que esse é o único método que pode identificar nódulos que ainda não são palpáveis e que estão em estágios iniciais.

Mas como fazer o autoexame em casa?

Mulher realizando autoexame para diagnóstico precoce do câncer de mama
O autoexame é uma das formas de identificar o câncer de mama precocemente

O indicado é que as mulheres façam o autoexame pelo menos uma vez ao mês.

Confira algumas dicas:

  1. Fique atenta ao seu corpo

Olhe-se no espelho e observe a forma e o tamanho das suas mamas. Há alguma alteração visível?

  1. Toque-se

Com a pele seca, utilize a ponta dos dedos para sentir toda a superfície da mama. Sinta se há nódulos ou áreas endurecidas.

  1. Observe também o contexto

Preste atenção a qualquer secreção que saia do mamilo ou alteração na superfície da pele.

Câncer de mama: quando é hora de buscar um médico?

Com a mamografia em dia e o autoexame feito regularmente, você sabe qual é o momento certo para buscar um especialista? A procura por um médico deve ser feita diante da percepção de alterações nas mamas, que podem indicar quadros que precisam ser diagnosticados e tratados adequadamente. Não hesite em agendar uma consulta se notar:

  •  Saída de líquidos não habituais pelo mamilo, como líquidos avermelhados, transparentes ou amarelados;
  • Caroço ou alguma nodulação nas mamas;
  • Inversão do mamilo;
  • Alterações de textura, como inchaço e vermelhidão.

Compartilhe e conscientize(-se)!

Agora que você tem as principais informações sobre o diagnóstico do câncer de mama, te convidamos a se unir a nós nesse movimento de conscientização. Juntos, podemos fazer a diferença!

Que tal começar agora mesmo? Agende sua consulta com um de nossos especialistas e inicie o acompanhamento.