fbpx

Radioterapia moderna para idosos

Você sabia que é possível destinar parte do seu imposto de renda para uma causa nobre, sem gastar nada? O Hospital Angelina Caron, que é um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, conta com estes recursos para investir no projeto “Radioterapia Moderna para Idosos”, que integra o Fundo Municipal do Idoso. Até o dia 30 de dezembro, pessoas físicas e jurídicas podem destinar 1% do Imposto de Renda para a iniciativa e abater o valor na próxima declaração da Receita Federal.

O objetivo do Angelina Caron é angariar R$ 8.337.644,46 para investir na “Radioterapia Moderna para Idosos”, que tem em seu escopo adquirir um acelerador linear de duas energias de fótons 6Mev/15Mev e quatro energias de elétrons com multi-leaf, aparelhos necessários no tratamento radioterápico.

Somente na radioterapia o hospital atende uma média de 140 pacientes ao dia. Com o novo aparelho, a expectativa é aumentar em 62% o número de atendimentos de radioterapia e crescer de 45 para 73 o número de pacientes por máquina.

“O Multi-leaf protege os órgãos adjacentes dos tumores, com um controle computadorizado que minimiza as chances de erro e melhora o atendimento aos pacientes”, destaca a gerente de investimento social do hospital, Stephanie Formoso.  “Todos podem exercer a solidariedade com atitudes simples, como essa. É uma maneira de ver seu imposto de renda beneficiando quem realmente precisa”, finaliza Stephanie Formoso.

Mais informações pelos e-mails stephanie@hospitalcaron.com.br e andre.vieira@hospitalcaron.com.br

Quem pode doar?

Pessoas físicas

Que façam declaração do Imposto de Renda por formulário completo. O cálculo é feito com base no valor do Imposto de Renda Devido, seja ele a pagar ou a restituir. No caso de IR a pagar, o valor doado será descontado da quantia ainda a ser paga, e no caso de IR a restituir, o valor será somado à restituição. O limite de direcionamento é de 6% sobre o Imposto de Renda devido, independentemente se o contribuinte tiver IR a restituir ou a pagar:

  • IR a restituir: o valor doado até 30 de dezembro será somado à restituição do próximo ano
  • IR a pagar: o valor doado até 30 de dezembro será subtraído da quantia ainda a ser paga no próximo ano.

Para calcular o valor que pode ser direcionado é necessário fazer uma estimativa baseada no último recibo de entrega da declaração. Também é possível fazer o cálculo a partir do Simulador da Receita Federal. Após o cálculo do valor é gerado um boleto, direcionado aos projetos escolhidos, que deve ser pago até 30 de dezembro de 2016.

Pessoas jurídicas

Tributadas por lucro real e que estejam recolhendo imposto. Leis de incentivo fiscal permitem que as empresas tributadas com base no lucro real possam doar 1% do IR devido para a calha fiscal da Lei do Idoso com o projeto homologado pelo Hospital Angelina Caron.